Antecipação do 13º para servidores da prefeitura de Porto Alegre? Entenda
Servidores do município de Porto Alegre poderão contar com o 13° salário mais cedo neste ano, de acordo com o prefeito da cidade, Sebastião Melo.
Melo solicitou, em uma reunião nesta terça (31), a avaliação da possibilidade de liberar o benefício antecipadamente para a Secretaria Municipal da Fazenda, que deve ser estudada até a próxima semana.
Caso aprovado, o pagamento será feito em duas parcelas. A primeira será liberada em julho, e equivalerá a 50% do 13°. O objetivo da medida é injetar dinheiro na economia local e promover a valorização do funcionalismo.
Secretaria da Fazenda
O titular da pasta, Rodrigo Fantinel, está otimista em relação à antecipação do 13° salário dos funcionários municipais.
“Fizemos uma reunião hoje a tarde, olhando as finanças como um todo. Dentro desse encontro o prefeito Melo solicitou que fizéssemos esse estudo. Acreditamos que isso será viável. Nos próximos dias teremos uma sinalização definitiva”, disse.
Fantinel concorda com Melo acerca dos impactos da medida, que irá injetar recursos na economia municipal. Para ele, é uma “demanda simpática” a classe em meio ao cenário atual de discussões acerca da política salarial em Porto Alegre.
Ele ainda revela que, como servidor de carreira, não se recorda de ter recebido algum 13° salário em uma primeira parcela no meio do ano.
13° salário em Porto Alegre
A antecipação do 13° salário dos servidores de Porto Alegre mudaria a modalidade de pagamento do abono, que nos últimos anos tem sido feito em parcela única.
Em 2019, o salário extra foi pago no início do ano seguinte. Em 2020 e 2021, foram pagos em cota única no fim de seus respectivos anos. Antes disso, o 13° salário já chegou a ser pago em 10x aos servidores públicos, nos anos de 2017 e 2018.
O que resta aos servidores do município é aguardar as próximas atualizações sobre a proposta, e, quem sabe, contar com um dinheirinho a mais já no meio deste ano.