Prefeitura de Porto Alegre investe em tecnologia para melhorar a segurança da população
Na última terça (31), a Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre passou a compartilhar dados do cercamento eletrônico com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Com o feito, agentes do Estado terão acesso ao circuito de 365 câmeras que fazem parte do sistema de monitoramento inteligente.
A medida amplia a integração do cercamento eletrônico com os órgãos de segurança da cidade e contribui para a segurança da população e o combate à criminalidade.
“Cada vez mais, a prefeitura vem atuando de forma integrada com os órgãos de segurança, seja através do compartilhamento de ferramentas tecnológicas, sempre buscando auxiliar no combate à criminalidade”, disse o titular da pasta, coronel Mário Ikeda.
Cercamento eletrônico em Porto Alegre
O cercamento eletrônico de Porto Alegre é composto por 365 câmeras posicionadas em pontos estratégicos da cidade, garantindo vigilância nas entradas e saídas da cidade, bem como em vias internas.
Através dele, cerca de 1,2 milhão de placas de carros são monitoradas diariamente. O sistema, ao detectar alguma irregularidade em alguma placa, como registro de roubo, furto ou carro clonado, está programado para emitir um alerta às autoridades.
A rede de videomonitoramento foi desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e auxilia na recuperação de carros roubados, bem como monitora comportamentos de criminosos pela região.
Além da Susepe, tem acesso ao sistema inteligente a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
Veículos recuperados
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do RS, desde a instalação do cercamento eletrônico, em 2018, as ocorrências de roubo e furto de carro tiveram uma queda de cerca de 70% até setembro de 2021.
No mesmo ano, cerca de 200 carros foram recuperados com a ajuda do sistema. Em 2022, 94 veículos que constavam como roubados, furtados ou clonados foram recuperados pelas forças policiais com a ajuda do circuito de câmeras.