Porto Alegre registra temperaturas abaixo de 5 ℃, veja quais foram os locais mais frios

Durante a madrugada desta quarta (1), os termômetros em Porto Alegre atingiram a mínima de 4°C. É a menor mínima registrada na capital este ano e a mais baixa desde agosto de 2021.

A baixa temperatura foi registrada no bairro Jardim Botânico, que fica na zona leste. No Aeroporto Salgado Filho, a mínima ainda superou os 4°C, chegando a 3,7°C.

Segundo o MetSul, a temperatura só não baixou ainda mais devido a aproximação de nuvens que ocorreu entre 5h e 6h da manhã, o que elevou as marcas. 

Hoje (2) cedo, a mínima foi de 4,1°C. Ainda segundo a MetSul, se não fossem as nuvens, a temperatura poderia ser ainda mais baixa nesta quinta-feira.

Fenômeno incomum

Não é muito comum que as temperaturas na grande capital gaúcha fiquem abaixo dos 5°C. Entre 2015 e 2022, foram registrados apenas 43 dias em que as mínimas foram menores que os 5°C.

Em 2015 inteiro, por exemplo, foram apenas dois dias em que a mínima bateu abaixo de 5°C. Naquele ano, em Porto Alegre, foram registrados 4,5ºC em 16/6/2015 e 4,7ºC em 19/06/2015.

Pessoas em situação de rua x frio intenso

A ação emergencial de recolhimento foi retomada pela Prefeitura de Porto Alegre, que tem acolhido pessoas em situação de rua no Ginásio Tesourinha. Nesta semana, haviam 60 vagas para pernoite.

Os abrigados recebem jantar e café da manhã. A janta é doada pelos parceiros da rede de proteção Só os Fortes e Cozinhar e Servir.

A equipe que trabalha no Ginásio Tesourinha e atende o público em vulnerabilidade solicita a doação de água, materiais de higiene e insumos para o café da manhã.

As equipes da prefeitura têm realizado abordagens durante à noite com a finalidade de oferecer opções de abrigo durante o tempo frio. Na rede municipal, os moradores de rua podem contar com 590 vagas em albergues e pousadas.

Fonte: MetSul