Porto Alegre anuncia construção de conjuntos habitacionais, saiba mais
Porto Alegre vai receber três conjuntos habitacionais do do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), integrante do programa Casa Verde e Amarela. A capital gaúcha foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para construir 356 unidades habitacionais no município.
Segundo divulgação da prefeitura municipal de Porto Alegre, a seleção faz parte do Programa Protótipos, que prevê a construção de três empreendimentos destinados ao reassentamento das famílias da obra da avenida Tronco. A previsão é que sejam construídas 356 unidades em três condomínios: Jacuí, Banco da Província e Dona Zaida. O programa consiste em empreendimentos destinados a famílias com renda bruta mensal de até R $2 mil.
O reassentamento ainda não está concluído
Apesar do projeto ter a intenção pelo reassentamento das 1.470 famílias que foram removidas da área, o reassentamento ainda não foi concluído. Muitas famílias foram realocadas de forma provisória e dependem do aluguel-social, no qual cada família recebe mensalmente R $600 para ajudar no pagamento do aluguel.
Porém, o aluguel-social não é um benefício vitalício. Uma opção para resolver a questão seria o bônus-moradia, um valor de R $79 mil pagos pelo município para que os reassentados adquiram outra casa. Outra alternativa seria a entrega das mais de 300 unidades habitacionais que serão construídas através do programa Casa Verde e Amarela.
Segundo o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, o objetivo do governo é solucionar essa questão de forma definitiva “Independente do resultado, estamos trilhando um caminho de realização para os direitos das famílias que aguardam por alguma solução há bastante tempo, desde o início das obras na Tronco,” ressaltou Machado.
A partir de agora, o governo irá resolver questões burocráticas e, quando todos os processos estiverem concluídos, será realizada a contratação dos empreendimentos.
Além de Porto Alegre, mais 12 cidades foram selecionadas, incluindo Sarandi, que fica no Norte do Estado.