CNIS ajuda beneficiários de Porto Alegre a saber detalhes sobre pagamentos do INSS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um documento que organiza um relatório completo com todos os registros trabalhistas de um cidadão, bem como suas contribuições ao INSS.

Por conter essas informações, o extrato do CNIS é de caráter indispensável para o cálculo final do valor de um benefício previdenciário.

Hoje, graças a plataforma digital Meu INSS, que pode ser acessada pelo computador ou aplicativo, o CNIS pode ser emitido em minutos, sem a necessidade de comparecer em alguma agência. Veja como fazer!

Como consultar o CNIS?

O extrato previdenciário pode ser acessado através do aplicativo Meu INSS (Android ou iOS) ou pelo portal de mesmo nome, clicando aqui

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Faça o login com sua conta Gov.Br;
  3. Na lacuna na qual está a pergunta “Do que você precisa?”, digite: “Extrato”;
  4. Escolha a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”;
  5. Você será redirecionado ao documento. Caso deseje guardá-lo, clique em “Baixar PDF”, para salvá-lo no computador ou celular.

É importante que o segurado verifique com atenção todas as informações contidas no CNIS, a fim de verificar se há alguma informação errada ou faltante.

Qualquer inconsistência poderá acarretar, no futuro, problemas na concessão e no cálculo do valor de algum benefício, como aposentadorias, pensões e auxílios do INSS.

Como atualizar o CNIS através do Meu INSS?

Caso você tenha identificado alguma inconsistência no seu extrato previdenciário (CNIS), a atualização pode ser feita através do Meu INSS.

Primeiramente, é necessário:

  • Digitalizar toda a documentação necessária antes de acessar o sistema, já que ele expira caso a pessoa não navegue pela página por um tempo; 
  • Que os documentos sejam originais ou cópias autenticadas e estejam salvos em formato de PDF; 
  • Caso seja possível, compilá-los em um único arquivo, com no máximo, 30 MB, para facilitar a análise.

Feito isso, o segurado precisa:

  1. Ligar para a Central Telefônica 135, e abrir um requerimento de atualização de CNIS pelo Meu INSS;
  2. Acessar o Meu INSS, realizar o login e anexar os documentos.