Pessoas empregadas em Porto Alegre podem receber Auxílio Brasil?
Uma das dúvidas mais recorrentes em relação aos benefícios do Governo federal é: quem recebe Auxílio Brasil pode trabalhar de carteira assinada? A resposta é sim. Entretanto, o beneficiário deve cumprir alguns requisitos. Confira no artigo!
Quem pode receber o Auxílio Brasil
Segundo o site do programa do Ministério da Cidadania, para estar apto a receber o auxílio, às famílias precisam ter em sua composição, gestantes, mães que amamentam, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos e cumprir seguintes requisitos:
- Famílias em situação de extrema pobreza — renda familiar mensal per capita de até R $105,00;
- Famílias em situação de pobreza — renda familiar mensal per capita entre R $105,01 e R $210,00;
- Famílias em regra de emancipação — famílias já beneficiadas pelo programa com renda acima das famílias em situação de pobreza (R $210,00). Essas famílias permanecerão no programa por dois anos desde que a renda não supere renda familiar mensal per capita não supere em duas vezes e meia o valor da linha de pobreza, neste caso, R $525,00.
Quem recebe Auxílio Brasil pode trabalhar de carteira assinada?
Como dissemos acima, é possível trabalhar de carteira assinada e receber o Auxílio Brasil. Entretanto, existem duas possibilidades: a pessoa que já tem um emprego e quer receber o benefício, e a pessoa que já recebe o auxílio e conseguiu um emprego.
Para que já trabalha com carteira assinada e a família quer receber o Auxílio Brasil, o salário irá entrar no cálculo da renda. Além disso, a família ainda precisa cumprir os requisitos exigidos para entrar no programa. Ou seja, a família que recebe o benefício com um membro que trabalha via CLT, não pode ter a renda per capita maior que R $525,00.
Já no segundo caso, a família recebe o auxílio e mais R $200,00 como um benefício de transição. Esse benefício ainda precisa de regulamentação.
Para saber mais detalhes, acesse o vídeo: