Valor do saque extraordinário foi bloqueado ou não está na conta? Veja como liberar
Hoje (15), a Caixa Econômica Federal liberou o último lote de pagamento do saque extraordinário de até R$1 mil do FGTS.
A partir de agora, todos os trabalhadores com saldo na conta do Fundo, nascidos de janeiro até dezembro, poderão ter acesso ao recurso até 15 de dezembro.
O valor é creditado automaticamente na conta digital Caixa Tem em nome do trabalhador. Através do aplicativo é possível realizar transferências, saques e pagamentos.
Possui saldo no Fundo de Garantia, abriu o seu Caixa Tem e não encontrou nada? Talvez seja necessário pedir a liberação dos recursos.
Motivos para bloqueio do FGTS
Falta de informações
Um dos motivos para não ter recebido o saque extraordinário na data correta pode estar ligado à falta de informações no cadastro do titular da conta.
Nesse caso, é necessário acessar o site ou aplicativo do FGTS para realizar a atualização dos dados. O processamento pode levar alguns dias, e após isso, o trabalhador pode necessitar solicitar o saque através do mesmo aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.
CPF não regularizado
Caso o CPF do trabalhador também não esteja regularizado, o banco não consegue realizar a abertura do Caixa Tem, logo, o valor não é depositado.
Nesse caso, o trabalhador precisa regularizar a situação do seu CPF e/ou comparecer até uma agência da Caixa Econômica para solucionar o problema
Outros motivos
A Caixa Econômica pontua alguns dos motivos pelos quais o seu saque-extraordinário possa não ter sido depositado de forma automática, são eles:
- Garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário;
- determinação judicial;
- pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador;
- e dados inconsistentes.
Nos casos onde o saldo está bloqueado na conta do fundo de garantia não é possível solicitar o saque, pontua a Caixa.
Como movimentar o saque extraordinário de até R$1 mil?
Para ter acesso ao saldo, basta acessar o aplicativo do Caixa Tem no seu celular e realizar o login. Caso seja seu primeiro acesso, siga os passos para cadastrar suas senhas.
A plataforma é bastante intuitiva e, através dela, é possível realizar pagamentos, transferências via Pix e saques em terminais de autoatendimento.
O saque extraordinário fica disponível até 15 de dezembro e caso não seja movimentado até este prazo, volta para a conta do fundo de garantia devidamente corrigido.