Caixa efetua o pagamento dos lucros aos investidores da Eletrobras pelo FGTS em Porto Alegre, veja como receber

A Caixa Econômica Federal concluiu a transferência dos valores do FGTS para os Fundos Mútuos de Privatização na última terça-feira (14). O total de R $6 bi foi repassado das contas dos trabalhadores que participaram da compra de ações da Eletrobras. 

A Caixa disponibilizou parte do FGTS para a de compra de ações

O processo pôde ser feito totalmente pelo aplicativo do FGTS. O trabalhador que optou por usar parte do FGTS para comprar ações da Eletrobras, indicou dentro do aplicativo uma das 11 Administradoras FMP habilitadas para a transferência dos recursos. 

A modalidade ficou disponível dentro do app do dia 27 de maio até 8 de junho 24h por dia. 

De acordo com o banco, cerca de 370 mil trabalhadores optaram por usar parte do fundo para a compra de ações da Eletrobras. 

Na operação foram arrecadados 9 bilhões dos recursos advindos da transferência do FGTS dos trabalhadores. O teto era de 6 bilhões; por isso, foi aplicado o rateio proporcional previsto nas regras. 

Saque extraordinário

A possibilidade de usar o FGTS para adquirir ações da Eletrobras ocorreu junto com o saque extraordinário, que disponibilizou o saque no valor de até R $1.000,00 por trabalhador.  O valor poderá ser retirado até o dia 15 de dezembro deste ano.

O pagamento dos valores está disponível no aplicativo Caixa Tem. É importante lembrar que a movimentação dos valores do fundo de garantia por outros motivos, como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de imóveis e outros motivos específicos, ainda estão válidas.

O único requisito para efetuar o saque é que o trabalhador tenha saldo disponível em conta. Ou seja, só não poderá efetuar o saque quem não tem dinheiro disponível no FGTS. 

Caso o trabalhador opte por não sacar o valor disponível pelo saque extraordinário, o valor retorna para a conta do FGTS com correção.