Professora de Porto Alegre participará de evento na Espanha

A arte-educadora Helena Soares Meireles, professora de Porto Alegre que há anos luta como mulher negra e transexual pela causa como integrante do Coletivo Quilombelas, embarca nos próximos dias para um intercâmbio na Espanha. Formado por cinco países, Brasil, Espanha, Argentina, Portugal e Itália, a iniciativa desenvolve estratégias de comunicação para fomentar o debate sobre a diversidade sexual nos espaços de atuação dos participantes. 

Conforme a professora, o convite surgiu depois de um episódio de transfobia que ela sofreu em um banheiro feminino em um shopping da capital. A partir disso, ocorreu um diálogo com a ONG Nuances,  que  há mais de 30 anos atua na promoção, cidadania e defesa dos direitos civis das pessoas LGBT+ nas esferas municipal, estadual e federal. 

“A ONG Nuances, que sempre foi próxima a mim, se juntou na denúncia do que tinha acontecido comigo, pois o interesse era de que a situação tivesse caráter educativo. Foi a partir disso que recebi o convite de Perseu Pereira, que faz parte da Nuances. Foi uma surpresa, porque estava vivendo um mar de tristeza e de revolta. À medida que essas violências são escancaradas, também acontece um movimento de solidariedade e afeto.” disse a professora em entrevista ao Diário Gaúcho.

Rede de apoio ajudou a professora a angariar recursos

Os colegas e alunos da professora organizaram na última quinta-feira um jantar solidário para angariar recursos para bancar as despesas da professora durante o intercâmbio. 

“Foi lindo (o jantar), e o que mais me emocionou foi o fato de os meus ex-alunos estarem lá. Essa experiência que nós tivemos na vida escolar impactou e foi importante para o que eles são hoje. Me ver neles, nas apresentações que fizeram, por me conhecerem e serem capazes de ter afeto por mim, sei que também terão por outros homens e mulheres trans. É emocionante saber que esse cruzamento das nossas vidas foi especial” explica.