90 mil computadores serão enviados para escolas estaduais em todo o Rio Grande do Sul
Nesta segunda (27), um evento na Escola Técnica Senador Ernesto Dornelles simbolizou a entrega de 90 mil computadores às escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul.
Estavam presentes no ato o governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior e a secretária da Educação (Seduc), Raquel Teixeira.
A entrega dos equipamentos às 2.376 escolas será feita de maneira proporcional, com uma quantidade mínima de 30 chromebooks para instituições menores.
Além dos 90 mil equipamentos voltados para uso em sala de aula, outros 50 mil já haviam sido distribuídos para os professores da rede estadual. O investimento soma em R$250 milhões.
Necessidade de ampliação da tecnologia nas escolas
A expectativa do governo e dos profissionais da educação é de que a medida amplie o conhecimento tecnológico de alunos e professores, muito importante nos dias de hoje.
Segundo a diretora da Escola Técnica Senador Ernesto Dornelles, a professora Isabel Cristina Teixeira, é necessário ampliar a tecnologia no ensino.
“Em razão da pandemia, tivemos dois anos de ensino remoto que evidenciaram a necessidade de ampliar a tecnologia no ensino. Por isso, hoje é um dia muito significativo para a gente. Teremos um aprimoramento da aprendizagem em todos os níveis”, disse.
Para a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a ação marca a qualificação do conteúdo pedagógico e amplia o conhecimento acerca da tecnologia por parte de alunos e professores.
“É um ato de futuro, porque nós queremos um país inovador, com pessoas inovadoras, e isso começa na educação. Então, nós temos que entender que as crianças e jovens que estão na escola hoje vão viver em um mundo completamente diferente. Já estamos vivenciando todas estas transformações. A escola que tínhamos antes da pandemia não existe mais. São realidades diferentes e mudanças que promoveram uma revolução tecnológica profunda. A necessidade de inovação vai ser contínua”, relata.
Os equipamentos
Os Chromebooks são notebooks que operam com um sistema operacional diferente, o Chrome OS. É focado no armazenamento de arquivos digitais, a conhecida “nuvem”.
Possui recursos mais simplificados, e conta com um sistema de login integrado com as contas educacionais dos docentes e discentes para uso específico para as aulas.
Através do chromebook será possível acessar as ferramentas da plataforma Google Sala de Aula e das ferramentas do Google for Education, ambas voltadas para a educação.
O equipamento ainda conta com entradas USB e drive óptico. Ou seja, é possível utilizar pen drives e HDs externos, e também reproduzir CDs e DVDs.