Pedido de castração gratuita pode ser feita pelo WhatsApp para moradores de Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre disponibilizou um número de WhatsApp para a população solicitar a castração de cães e gatos, o 156. Os pedidos que antes eram realizados apenas por telefone agora ganharam mais um canal para a solicitação.
“Esta é uma forma que disponibilizamos para ampliar e facilitar a inscrição dos interessados”, esclarece a secretária municipal da Causa Animal, Catiane Mainardi, ao site da prefeitura.
Conforme divulgação da prefeitura, os protocolos estão disponíveis aos tutores de animais que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).
As castrações estão disponíveis em três clínicas: Hospital Veterinário Faculdade Anclivepa de Porto Alegre (avenida Sertório 5310 – Sarandi); Patas do Mundo Vet Assistance (rua Lopes Teixeira, 36 – Jardim Itu); e Xiki Dog (avenida Protásio Alves, 7495 – Petrópolis).
A importância de castrar cães e gatos
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o país tem 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões cães. A maioria desses animais acabam se reproduzindo e aumentando esses números. Por isso, é importante a castração dos animais para diminuir o número de animais abandonados e sem dono nas ruas.
Além disso, um animal castrado tem menos chance de escapar para ir atrás de uma fêmea no cio, isso diminui as chances do gato ou cão ser atropelado, por exemplo. Ainda mais, a castração diminui a agressividade do animal evitando que ele entre numa briga.
Para a fêmea a castração ainda é mais importante, além de evitar uma gravidez indesejada, o procedimento evita a Piometria, ou seja, o câncer de mama.
Muita gente acredita que a castração é algo cruel com os animais, mas isso é um mito. O procedimento não causa sofrimento ao animal quando realizado corretamente por especialistas. O procedimento utiliza anestesia própria para o animal, pontos cirúrgicos, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.