Semana de incentivo ao diagnóstico precoce de Hanseníase em Porto Alegre, entenda ações da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre realiza, nesta semana, uma série de ações para conscientizar profissionais sobre a importância do diagnóstico precoce de hanseníase.

O trabalho, voltado para profissionais da Atenção Primária, inclui capacitação teórica, prática e busca ativa de novos casos na região, junto às pessoas que estão em tratamento ou já concluíram.

A ação tem parceria do Ministério da Saúde, com apoio da Fundação Sasakawa e Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde.

Capacitação Teórica

Nesta segunda (27), a dermatologista e hansenologista Letícia Eidt ministrou uma capacitação teórica no Ambulatório de Dermatologia Sanitária (ADS) – referência para a doença no RS.

Entre os principais assuntos abordados pela médica, estavam as bases conceituais da hanseníase, manifestações clínicas dermatoneurológicas, diagnóstico, tratamento e prevenção de incapacidades, entre outras.

Ao longo da semana, Eidt realiza capacitações em unidades de saúde e serviços da SMS da capital, além do acompanhamento e busca ativa de novos casos. Segundo Eidt, dois novos casos foram identificados.

“O Rio Grande do Sul é o estado com menor índice de casos novos, mas apresenta o maior percentual de pacientes com grau 2 de incapacidade, ou seja, tiveram diagnóstico tardio”, explica a médica.

Testes rápidos no SUS

Por meio de Portaria publicada em 2021, houve a incorporação de novos testes rápidos no âmbito do SUS. O teste rápido não é suficiente para o diagnóstico, porém, indica o risco maior ou menor do paciente adoecer, como explica Letícia Eidt.

Ou seja, os testes rápidos podem ser aliados para que sejam identificados novos casos e que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível

A Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível e pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Atinge a pele e alguns nervos periféricos, levando a perda de força muscular e a sensibilidade tátil.

Atente-se à manchas no corpo unidas a alterações de sensibilidade; caroços e inchaços pelo corpo; fisgadas e agulhadas; dor e sensação de choque.

O diagnóstico precoce e a adesão imediata ao tratamento pode prevenir deformidades e incapacidades que a doença pode desenvolver no paciente.

Fonte: Prefeitura de POA.