Praça Osvaldo Cruz é revitalizada e entregue no mês de Junho em Porto Alegre
Na manhã desta quinta (30), aconteceu a entrega da praça Osvaldo Cruz, agora revitalizada, à população de Porto Alegre.
O ato solene contou com a presença do prefeito do município, Ricardo Gomes, que ressaltou a importância do local e o esforço da gestão atual para valorizar o centro da Capital.
A revitalização é uma parceria da prefeitura com o setor privado, mais especificamente com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que também cuidará da manutenção da praça por cinco anos.
A Secretaria de Saúde (SMS) também esteve no evento aplicando a vacina contra a gripe na população que estava no local. Além disso, os secretários da Cultura, Gunter Axt; da Fazenda, Rodrigo Fantinel; e dos Serviços Urbanos Adjunto, Vitorino Baseggio também participaram do ato.
Novidades na praça Osvaldo Cruz
A praça Osvaldo Cruz agora conta com decks em diferentes níveis para que os visitantes possam usufruir tranquilamente das sombras das árvores do espaço.
Além disso, foram recolocadas pedras portuguesas e basalto originais na área central. Um bicicletário foi instalado, bem como novos canteiros, floreiras, postes de iluminação de led e lixeiras.
O busto de Oswaldo Cruz, médico e sanitarista brasileiro, inspiração para o nome da praça, está instalado no local desde 24 de fevereiro de 1928 e passou por restauração completa.
“A revitalização da Praça Osvaldo Cruz é mais do que uma contribuição da nossa entidade e dos lojistas para os frequentadores do Centro, para valorizar uma área comercial e de lazer relevante, pois pretende reavivar as memórias da cidade por meio do resgate histórico de uma das suas mais antigas praças”, afirma o presidente da CDL, Irio Piva.
Nome da praça
O nome da praça é oficialmente grafado com a letra “v”, porém, o nome do médico que recebe a homenagem, com “w”. Uma das conclusões para tal ocorrido foi a revisão ortográfica de 1934, que excluiu as letras “w, k e y” do alfabeto e os logradouros do município devem ter passado por uma atualização.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre