Virar Mar, título da Sessão Vitrine, chega aos cinemas de Porto Alegre neste mês

Chega aos cinemas de Porto Alegre no dia 27 de julho o filme Virar Mar, coprodução entre Brasil e Alemanha.

O longa é um lançamento da Sessão Vitrine, projeto que distribui filmes brasileiros e coproduções nacionais em salas de cinemas comerciais com valor de ingressos reduzidos.

Além de Porto Alegre, Virar Mar será exibido em salas ao redor do Brasil, nas cidades de Aracaju, Balneário Camboriú, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Palmas, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Sobre o longa

O filme, que combina documentário e ficção, passeia pelo sertão cearense e os pântanos do norte da Alemanha, entre seca e abundância, discutindo e observando a sustentabilidade hídrica.

Na região de Dithmarschen, na Alemanha, torna-se cada vez mais desnecessário se preocupar com o aumento do nível do mar, devido às alterações climáticas.

Já no sertão brasileiro, a situação é oposta, porém, compartilha-se da mesma causa devido às secas periódicas e cada vez mais duradouras devido a algo comum: as mudanças no clima.

O longa aborda a sustentabilidade e estabelece uma indagação sobre o estado do mundo e a destruição da natureza pelo capitalismo, através da ótica de duas regiões de diferentes países, com situações que são semelhantes e contrastantes.

Sinopse

A água como metáfora física e metafísica e como pano de fundo da existência humana. Um ensaio entre documentário e ficção, entre o Sertão Brasileiro e os pântanos de Dithmarschen no norte da Alemanha. Dramas na observação do cotidiano em tempos de mudanças climáticas.

  • Direção: Philipp Hartmann e Danilo Carvalho
  • Título Original: virar mar / meer werden (2020)
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 1h 25min
  • País: Brasil | Alemanha

Sobre a Sessão Vitrine

O projeto é uma iniciativa do Group Vitrine Filmes e busca promover a democratização do cinema brasileiro através de lançamentos em salas comerciais com ingressos reduzidos, sessões com debates e outras ações de incentivo ao audiovisual.

A Sessão Vitrine distribui, em várias salas ao redor do país, produções nacionais e coproduções entre o Brasil e outros países.

Este ano, para apresentar ao público brasileiro novos clássicos do cinema nacional, a curadoria da Sessão Vitrine busca por um corte descentralizado e atual da produção audiovisual independente.