Após o início do 5g, Porto Alegre está entre as próximas cidades a receberem essa tecnologia
O 5G “puro”começou a operar nesta quarta-feira (5) em Brasília e Porto Alegre está entre as próximas capitais a receber a tecnologia. Ainda não há um cronograma confirmando a data; entretanto, o edital prevê a implantação do 5G em todas as capitais do país até o fim de setembro.
O que é o 5G “puro”?
O 5G “puro”, também chamado 5G standalone (SA), tem como características principais a alta velocidade e a diminuição na demora entre o envio e o recebimento de dados. O 5G “puro” deve ter velocidades a partir de 1 gigabit por segundo (Gbps). Para se ter uma ideia, a velocidade 4G tem média de 13 Mbps e pode chegar a 80 Mbps.
Brasília começou a receber o 5G hoje
A tecnologia começou a funcionar hoje em Brasília que servirá de piloto para as demais capitais. Alguns usuários já perceberam o aumento na velocidade, enquanto outros ainda não notaram nada. Esse é o caso do advogado Roberto Dantas, em entrevista ao Olhar Digital “Se é pra sentir alguma diferença fundamental na velocidade, honestamente está do mesmo jeito que ontem”.
Entretanto, outros usuários usaram as redes sociais para divulgar que já sentem a diferença na velocidade da internet. “Surreal demais. Está mais rápido do que minha cabeada de 500 MB”, tuitou um dos moradores da cidade.
Troca de antenas parabólicas será necessário
Conforme divulgação da Anatel, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) informou que no Distrito Federal há uma demanda estimada de 3.341 TVROs (antenas parabólicas).
Por isso, a troca de antenas é necessária para que moradores que possuem parabólicas não percam o sinal da TV aberta com a chegada do 5G. No caso de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) a antena não terá custo.
A troca é necessária por que o 5G utiliza a mesma faixa de frequência do sinal da antena parabólica.