Operadoras anunciam a distribuição de 1,5 mil Kits de antena para Porto Alegre receber o 5G

Operadoras telefônicas irão distribuir cerca de 1,5 mil kits de antena digital para famílias de baixa renda moradores de Porto Alegre.

A capital gaúcha está na lista das próximas regiões que irão receber a tecnologia 5G, que teve seu ponto de partida nesta quarta (6) em Brasília.

Uma vez que o 5G irá interferir a frequência de sinal utilizada pelas antenas parabólicas (Banda C), é necessário trocá-las pela antena digital (Banda Ku).

Logo, os kits serão distribuídos para que as famílias em vulnerabilidade não fiquem sem sinal de TV aberta. Terão direito aos kits cidadãos que recebem algum benefício do governo e estão devidamente inscritos no Cadúnico.

Quem tem direito ao kit antena?

Para conseguir solicitar seu kit antena gratuito, é necessário:

  • Fazer parte de algum programa social do governo e consequentemente estar inscrito no Cadúnico;
  • Possuir uma antena parabólica tradicional; e 
  • A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.

Como se inscrever para receber o kit antena gratuito?

Caso você preencha todos os requisitos, basta solicitar o seu kit antena (antena digital, conversor e cabos) através dos seguintes canais:

Por que eu devo trocar a minha antena parabólica?

Quando o 5G for ativado em Porto Alegre, aqueles que não realizarem a troca da antena parabólica por um aparelho digital poderão sentir interferências, congelamento de imagem e até ausência de sinal da TV aberta.

A nova tecnologia de dados móveis ocupará a frequência de sinal utilizada pelas já antiquadas antenas parabólicas (Banda C). Portanto, este aparelho precisa ser substituído por outro mais moderno (Banda Ku).

Além disso, há diversas vantagens em utilizar a tecnologia digital, como: mais qualidade de som, imagem mais nítida, novos canais e programação regional disponível e gratuita e equipamentos mais modernos.