Bar do Nito, tradicional em Porto Alegre, comemora 30 anos, saiba tudo sobre o evento
O Bar do Nito terá evento em comemoração dos 30 anos do tradicional bar de Porto Alegre. A exposição Ô, Sorte! – Retratos da MPB, do fotógrafo Daniel Marenco, será inaugurada nesta quinta-feira (7) para celebrar a data do local que é símbolo de cultura e resistência na cidade.
O artista, com vasta experiência em fotojornalismo e fotografia documental, vai expor fotos de grandes profissionais da música brasileira que retratou como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque de Holanda e Paulinho da Viola. A exposição estará aberta para o público a partir de hoje, de quintas a sábados, das 18h às 21h, com entrada franca.
Além de bar, o estabelecimento promove a cultura e diversidade artística com apresentações musicais e eventos culturais. Nerci Padilha, antigo dono do estabelecimento, é entusiasta da música popular brasileira e, mesmo não estando mais à frente do negócio, continua a frequentar o local.
Agora, quem comanda a casa desde 2011 é Fernando Waschburger, antigo cliente e fã do bar, com 34 anos de carreira como ator, continua o legado de apostar no incentivo à cultura que começou com Nito. “Vivemos um momento de muitas restrições para os artistas, e é um sonho poder manter aberto um palco que gera renda para tantas pessoas”, expõe em entrevista ao Jornal do Comércio.
Durante a pandemia o bar continuou as atividades culturais online
Fernando destacou que o bar estava gerando bons resultados até o início da pandemia. Segundo ele, o último evento foi um sarau especial de Clarice Lispector em março de 2020. Com a chegada das restrições, o bar optou por realizar lives para remunerar os músicos e funcionários que estavam sem renda.
O bar fica na avenida Coronel Lucas de Oliveira, nº 103, o bar do Nito é uma casa noturna que aposta na cultura e diversidade artística.