Réplica do Barco de Giuseppe Garibaldi promove passeios em Porto Alegre

Professor de Educação Física constrói uma réplica do barco de Giuseppe Garibaldi usou na Revolução Farroupilha e promove passeio pelo Guaíba no último domingo (10). Antônio Rodrigues, de 59 anos, é o idealizador do projeto que retoma parte da história do Rio Grande do Sul. 

A embarcação deve ser usada para conscientização ambiental e histórica

O passeio contou com duas saídas do Clube Veleiros, na zona sul de Porto Alegre, com, aproximadamente, 20 pessoas a bordo que auxiliaram o professor na construção do barco. A primeira saída não foi muito longa devido à falta de vento para soprar a vela da embarcação; porém, a segunda saída já conseguiu ir mais longe, e as 17 pessoas a bordo puderam apreciar a vista da Orla, da Usina do Gasômetro e do Cais Embarcadero.

“O passeio foi muito bom. Muita gente estava filmando, os outros barcos nos saudavam, a receptividade foi muito boa.  É uma sensação de muita satisfação “, diz Rodrigues ao Gaúcha ZH.

A ideia do projeto não é sair a passeio com estudantes, pois o custo é alto e inviabiliza o projeto, mas sim utilizar a embarcação para sensibilizar os visitantes sobre a importância da conservação ambiental e da história.  

“Agora vamos fazer o trabalho para o qual ele foi construído, que é trabalhar com a educação ambiental e a história, sensibilizar para os cuidados que temos que ter com a água e botar a imaginação das crianças para funcionar” diz Antônio Rodrigues.

Embarcação marca a história da Revolução Farroupilha

A embarcação faz parte de um episódio que marcou a Revolução Farroupilha. Como o Porto de Rio Grande estava fechado pelos imperialistas, os farrapos decidiram carregar os barcos – Seival e o Farroupilha – pela via terrestre. 

A partir da Lagoa Tomás José, as embarcações seguiram navegando até Laguna, onde o Farroupilha naufragou, mas, o Seival, liderado por Giuseppe Garibaldi, chegou ao destino e tomou a cidade catarinense.