Defesa Civil faz alerta de Ciclone Extratropical nesta terça-feira em Porto Alegre
Na madrugada desta terça (12), um ciclone extratropical poderá se aproximar de áreas isoladas do Rio Grande do Sul, inclusive da região metropolitana de Porto Alegre.
O fenômeno deverá ser originado devido a um deslocamento de uma área de baixa pressão para o oceano, alerta a Defesa Civil.
Em decorrência do ciclone, há a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas moderadas a fortes, trovoadas, queda de granizo e rajadas de ventos, que podem variar entre 50 a 80 km/h.
À medida que o ciclone se afasta ao longo do dia, o tempo deverá ficar mais firme, porém, as temperaturas continuarão baixas, com mínimas de 9°C e máximas de 16°C.
Alerta preventivo
A Defesa Civil informa que este é um alerta preventivo, e com base em dados emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Junto a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), o órgão está em alerta sobre as condições do tempo na região e com equipes preparadas para amparar os cidadãos.
Como entrar em contato com a Defesa Civil?
Para dúvidas ou emergências, ligue para 199. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado, basta ligar para o 193.
Frente fria chega ao RS com rajadas fortes de vento
Após um fim de semana atípico e de calor, uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, e as temperaturas começaram a cair a partir de segunda (11).
No mesmo dia, algumas regiões enfrentaram a ocorrência de rajadas de vento de até 137km/h, como foi o caso do Planalto Sul Catarinense.
No fim da tarde, um temporal atingiu Pelotas e o vento chegou até 98km/h. Houve queda de granizo em alguns pontos da cidade.
Em Porto Alegre, a frente fria trouxe chuva e ventos de até 60km/h na noite de segunda (11). Nesta terça (12), a previsão é que o vento e as chuvas sigam na Capital com queda de temperatura.