Prefeitura de Porto Alegre apresenta projeto para expansão de ciclovias, saiba quais ruas terão prioridade
Em reunião nesta terça (12), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) de Porto Alegre apresentou seu projeto de revisão e expansão da rede cicloviária da Capital.
A proposta foi exibida para os representantes da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal.
Este é o primeiro de uma série de encontros que serão organizados sobre o tema. A prefeitura pretende ouvir não somente o Legislativo, como também entidades ligadas ao comércio, ao ensino e saúde, cicloativistas e conselhos municipais.
A Smmu espera coletar as contribuições recebidas e apresentá-las junto a uma proposta de expansão em um grande seminário previsto para setembro deste ano.
Vias e bairros prioritários no projeto de expansão
Durante a apresentação do projeto, foram exibidos oito mapas do município, de regiões com grande circulação de ciclistas em Porto Alegre.
Neles, foram identificadas as vias com ciclovias ou ciclofaixas já instaladas, as que possuem financiamento para a implantação e as consideradas prioridade para futuros investimentos.
As regiões de maior destaque e que devem receber um maior investimento em um futuro próximo são as do Centro Histórico e do 4° Distrito.
Isso se deve aos vários investimentos de mobilidade urbana que já existem no local, além de serem áreas planas e contarem com o incentivo das bicicletas compartilhadas.
Expansão das bicicletas compartilhadas
A prefeitura visa também aumentar o serviço de bicicletas compartilhadas na Capital ainda este ano. O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, prevê um salto de 410 para cerca de mil bikes.
A intenção é que as estações sejam disponibilizadas em locais atrativos, como shoppings, parques e próximos a estações de ônibus e terminais para que a bicicleta seja uma facilitadora no deslocamento até outro meio de transporte.
“Hoje, elas se concentram muito no Centro Histórico. Nossa ideia é promover esta ampliação, permitindo que se possa descer do ônibus e pegar uma bicicleta, ou o contrário, ir da bicicleta até o transporte público”, explica o secretário.
Malha cicloviária de Porto Alegre
Atualmente, Porto Alegre dispõe de uma rede cicloviária de 70 km de extensão. Do total, 57,59 km são reservados às ciclovias, 9,39 km para as ciclofaixas e 3,05 km para a rede compartilhada.
A prefeitura tem a intenção de ampliar a extensão para um número ainda indefinido, de forma que a malha cicloviária da cidade seja mais conectada e permita uma circulação tranquila dos ciclistas.