Título de cidadã de Porto Alegre é entregue à Rosane de Oliveira
A jornalista Rosane Aparecida de Oliveira recebeu, nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o título de Cidadã de Porto Alegre. Rosane recebeu a homenagem pelos serviços jornalísticos prestados nos últimos quarenta anos.
Jornalista destacou a importância do combate às fake news
A vereadora Lourdes Sprenger (MDB), que propôs a homenagem, enfatizou o trabalho da jornalista no combate às fake news. “Temos visto o crescimento das fake news com mensagens distorcidas que atrapalham o senso comum. Por isso, nós contamos com o trabalho responsável e comprometido com a verdade para que o cidadão e os eleitores possam formar o seu senso crítico”.
Sprenger também destacou a trajetória de vida da jornalista, contando um pouco sobre a vinda da profissional à capital gaúcha “Aos 15 anos, Rosane veio a Porto Alegre, pela primeira vez. E, segundo ela mesma conta em sua crônica, sentiu que aqui era seu lugar. Foi amor à primeira vista, mesmo que a visita tenha sido breve.”
Parlamentares de diversas correntes ideológicas homenagearam o trabalho da jornalista. Rosane ficou emocionada e falou sobre as dificuldades da profissão, principalmente agora com a polarização política que assola o país.
“Não é fácil, nesses momentos, a gente trabalhar nesse mundo de tanta polarização. A polarização é da natureza da política e não me preocupa. O que me preocupa é o ódio. O que me preocupa é a dificuldade que as pessoas têm, cada vez mais, de ponderar as diferenças, entender que podemos divergir respeitosamente” afirmou na tribuna.
A carreira da jornalista
Nascida em Espumoso (RS) em 5 de agosto de 1960 e formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Rosane iniciou na carreira de jornalista na Rádio Guaíba (RS), como redatora e, em seguida foi para a recém-fundada Pampa (RS), como repórter de Política.
Atualmente, a jornalista está completando 30 anos como jornalista do grupo RBS, onde ocupou diversos postos de trabalho, como repórter, editora, colunista e apresentadora.