Porto Alegre faz mês de consciência contra Hepatites Virais, veja como funcionará o projeto
A prefeitura de Porto Alegre tem aproveitado este mês para mobilizar o Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais, através de diversas ações de saúde.
A cidade registra, de acordo com o Ministério da Saúde, a maior incidência de Hepatite C no país entre as capitais, com 47,2 casos por 100 mil habitantes em 2020.
Através da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) objetiva intensificar as testagens, bem como o vínculo ao tratamento de grupos prioritários.
A programação vai até o fim deste mês de julho, e conta também com palestras de conscientização sobre as hepatites e demais doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos e auto testes de HIV.
Confira a programação completa do Julho Amarelo em Porto Alegre
- 14/07 – 14h às 16h: Quilombo Santa Luzia (rua Jânio Quadros, 365, bairro Cascata) – conversa de sensibilização para a importância da testagem das hepatites B e C e demais infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose, prevenção combinada e entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
- 17/07 – Parada de Luta em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): orientações em saúde, entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante (horário a definir).
- 19/07 – 9h às 13h: Centro POP 1 – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (av. João Pessoa, 2384) – ação de testagem.
- 21/07 – 9h às 13h: Centro POP 3 (av. França, 496), Navegantes) – ação de testagem
- 28/07 – Ação educativa no Abrigo Marlene – conversa de sensibilização para a importância da testagem das hepatites B e C e demais infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose, prevenção combinada e entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
- 31/07 – 9h30 às 11h30: Participação em Caminhada contra as Hepatites com testes rápidos no ônibus Fique Sabendo, orientações de saúde, conscientização sobre combate às hepatites, entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
Quem faz parte do público prioritário de testagem?
- Pessoas acima de 40 anos;
- Portadores de diabetes e pessoas que tiveram exposição a sangue e derivados, seja por transfusão de sangue antes de 1993, hemodiálise, uso de drogas ou procedimentos estéticos como piercing e tatuagem;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Pessoas que vivem com HIV;
- Homens que fazem sexo com homens
- Pessoas trans;
- Trabalhadores do sexo;
- Usuários de álcool e outras drogas;
- Pessoas em situação de rua.
Testagem para toda a população de Porto Alegre
Vale lembrar que a população em geral pode contar com a testagem rápida de segunda à sexta nas 132 unidades de saúdes espalhadas pela cidade e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha, 27.
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre.