Leilão de Arrendamento do Cesa, em Porto Alegre, ficará para 2023, veja por que
O leilão para arrendamento do terminal da antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), no cais de Porto Alegre, que estava previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2022, foi adiado e a previsão é de que aconteça no ano que vem. Conforme a Portos RS, responsável pela área, a licitação está em fase de adequação.
O leilão estava agendado para acontecer no final do ano passado; entretanto, o terminal foi retirado do lote com a justificativa da necessidade de ajustes no projeto, conforme divulgação da reportagem do GZH na época. A previsão era que o leilão aconteceria no primeiro semestre deste ano, o que, novamente, não aconteceu.
Conforme a Porto RS, a licitação está em fase de adequação do termo de referência e de identificação de potenciais usuários.
Terminal precisa de investimentos para voltar a funcionar
A Porto RS estima que será necessário um investimento de cerca de R $17 milhões no terminal para ele voltar a funcionar.
O terminal tem capacidade para movimentar e armazenar aproximadamente 18 mil toneladas de carga. Estima-se que o local deve movimentar 225 mil toneladas de capacidade estática para armazenagem.
“A área tem um potencial gigantesco porque está localizada na Capital, em um raio de 150 quilômetros onde 55% do PIB do Estado está localizado. Temos muitas empresas de grãos que atuam na região, algumas até na área retro portuária do porto, então vemos o terminal da Cesa como um grande concentrador de cargas em direção ao próprio porto de Rio de Grande” avalia Bruno Almeida, assessor da presidência da Portos RS ao GZH.
Duas unidades da Cesa foram leiloadas
Em março deste ano, duas unidades da Cesa, a Garibaldi e Lagoa Vermelha, foram leiloadas totalizando um valor de mais de R $13 milhões que será revertido para pagamentos de dívidas trabalhistas da antiga estatal.