DMAE anuncia revitalização de mais um trecho do Arroio Dilúvio em Porto Alegre

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) realizará mais uma etapa de limpeza e desassoreamento do Arroio Dilúvio, no trecho  entre a avenida Cristiano Fischer e a avenida Salvador França. O local vem recebendo desde março o serviço. 

Serão realizados serviços finais de limpeza para nivelar o solo com a calçada e remover os resíduos, pois, conforme divulgação da prefeitura, após a remoção dos montes formados com o que é retirado do interior do arroio para transporte ao destino, ainda permanecem nos canteiros de terra e lixo.  

Para efetuar a limpeza deste material remanescente nos trechos finalizados, a empresa executora da dragagem e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) voltarão aos locais. 

“Devido a grande quantidade de materiais que ficaram decantando, há a necessidade de retirar o remanescente, por isso programamos um serviço conjunto final de limpeza. Depois de finalizados os trechos, iremos avaliar locais para receber pequenos canteiros com paisagismo”, explica o diretor-geral do Dmae.

Desde o início do serviço, feito em diversos pontos do Arroio Dilúvio, o DMAE já retirou do local 18.000 m³ de resíduos e a previsão anual é que esse número chegue a 250 mil metros cúbicos.

Os principais resíduos retirados dos trechos estão os pneus, até agora num total de 2 mil, pedaços de carrinhos de supermercado, pedaços de berço infantil e montantes de sacolas plásticas.

Trechos terão que ser limpos novamente

Apesar de a limpeza já ter sido realizada, o Diretor-Geral do DMAE, Alexandre Garcia, 

declara que o trecho entre a avenida Cristiano Fischer e a 3ª Perimetral terá receber a dragagem novamente devido ao novo acúmulo de resíduos.

“Fizemos uma vistoria esta semana e a empresa contratada terá que voltar ao local. Faz menos de 90 dias que foi limpo e já verificamos grande quantidade de lixo no talude e até pneus”, relata.