Creative gera novos empregos, chama a atenção de empresas internacionais e gera renda em Porto Alegre

As vantagens oferecidas pelo programa Creative, lançado há pouco mais um ano pela prefeitura de Porto Alegre, já têm trazido notórios resultados para o município.

O número de empresas adeptas ao programa vêm crescendo, e, além disso, muitas que possuem sede fora do estado estão sendo atraídas para Porto Alegre devido ao Creative.

Como consequência disso, há uma geração de emprego e renda na cidade, e um impacto positivo para a economia local. 

Segundo a prefeitura, o programa “está trazendo bons resultados às empresas, à cidade e à população porto-alegrense”.

Empresas são atraídas a Porto Alegre devido ao Creative

O Creative busca beneficiar e incentivar empresas de base tecnológica ou instituições de ciência e tecnologia que desenvolvam processos inovadores.

O principal objetivo é fomentar o desenvolvimento tecnológico, difundir a cultura do conhecimento e estimular a inovação em setores estratégicos de alta tecnologia no Município de Porto Alegre. 

As empresas postulantes ao programa possuem direito a redução da alíquota de Impostos sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%, o que contribui para que as empresas continuem e as de fora tenham interesse em se estabelecer na Capital.

As empresas Algetec, da Bahia, e a MDS, do Rio de Janeiro, ambas do setor educacional, vieram para Porto Alegre devido ao benefício tributário oferecido pelo Creative. Grande parte das atividades já foram transferidas para a Capital Gaúcha.

Empresas que já tinham sede em POA, como a Artmed e o Grupo A, tiveram a concessão do benefício fiscal como decisiva para concentrar os negócios na região. Segundo o CFO do Grupo A, o Creative contribuiu para que a empresa não deixasse a Capital.

Cidadãos beneficiados

O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, avalia o programa como uma medida importante para fomentar à inovação e à tecnologia em Porto Alegre. Além disso, é capaz de promover diversos impactos positivos na vida dos cidadãos e economia da cidade.

“O Creative faz parte das ações que visam gerar um ambiente de negócios amigável em apoio ao empreendedor. Os primeiros resultados evidenciam a importância e a potencialidade da iniciativa, que, inclusive, já está atraindo novas empresas para o nosso ecossistema”, compartilhou.