Veja como a inovação impactou positivamente a região do quarto distrito de Porto Alegre

Práticas de inovação realizadas na região do Quarto Distrito de Porto Alegre transformaram o local em um ambiente capaz de impactar positivamente na vida de diversos gaúchos.

Uma das iniciativas é o projeto Distrito Criativo, que busca florescer, de forma inovadora, a interação entre artistas, empreendedores, a região e seus moradores.

O projeto é constituído por cerca de 100 empreendedores e artistas que têm trabalhado em conjunto, desde 2013, para se fortalecer economicamente e melhorar a área urbana em que estão inseridos.

O resultado foi um cluster territorial que hoje ocupa mais de 200 hectares na Capital, e engloba os bairros: Floresta, Navegantes, São Geraldo, além de parte do Independência e Moinhos de Vento.

Cluster significa um aglomerado de empreendimentos que coabitam no mesmo local e se comunicam por terem características em comum. A colaboração entre elas resulta em uma maior eficiência e desenvolvimento econômico.

O Distrito C

Ao observar de perto os feitos do Distrito Criativo, a estudante de Relações Públicas da UFRGS, Giovanna Vieira Schenin, concluiu que o projeto se enquadra nas três dinâmicas da inovação social propostas por Ben Sanders, Geoff Mulgan, Rushanara Ali e Simon Tucker.

Além de desenvolver novas combinações de elementos que já existem no local, ele rompe fronteiras organizacionais, setoriais e disciplinares de espaços e incentiva relações entre grupos até então separados.

Organizações que inicialmente não teriam uma troca entre si passam a ter a partir deste tipo de projeto, em prol de uma mudança na forma de consumir arte e lazer pelos cidadãos.

Tomam conta das ruas dos bairros do Distrito C diversos empreendimentos ligados à inovação, como: galerias de arte, estúdios de design, escritórios de arquitetura e espaços gastronômicos.

O polo econômico fomenta a economia da região, bem como repassa aos moradores e visitantes os valores do patrimônio histórico e ambiental de Porto Alegre.