Estudos apontam que meios de Pagamentos Digitais aumenta no Brasil

As transações feitas de forma virtual tiveram um aumento significativo no Brasil. De acordo com um estudo realizado pela VR Benefícios em parceria com o Instituto Locomotiva, operações como pagamentos digitais, uso de cartões virtuais e QR Code tiveram um aumento 33 vezes maior que o registrado anteriormente. A VR e o Locomotiva realizam, anualmente, uma pesquisa externa de abrangência nacional.

Com a chegada da pandemia e restrição de atividades presenciais as ferramentas digitais tiveram ampla adesão no país. Devido ao risco de transmissão da covid-19 operações que exigissem contato com outras pessoas e manuseio de dinheiro foram reduzidas, abrindo portas para a aceitação das novas tecnologias.

Clientes que até então só realizavam transações físicas e ainda não haviam aderido às ferramentas digitais passaram a fazer uso da comodidade e praticidade das outras formas de pagamento. Atualmente, com a flexibilização dos protocolos sanitários, a principal razão para a crescente dos pagamentos digitais é a grande demanda do público

Em junho, 66% das transações feitas no comércio eletrônico foram realizadas através do pagamento por QR Code.

Na pesquisa realizada em 2021, o pagamento por aproximação teve aumento com alta de 81% em relação ao apontado em 2020.

O estudo também apontou uma estimativa de que 40% dos estabelecimentos comerciais adotariam os métodos de pagamento digitais, sem contato e por aproximação. Além disso o percentual de locais que já utilizam as funções foi estipulado em 98%.