Petrobras alcança 97% de utilização em suas refinarias no segundo trimestre
A multinacional Petrobras divulgou recentemente que suas refinarias atingiram 97% de Fator de Utilização (FUT) no fim do mês de junho. O dado integra o Relatório de Produção e Vendas do 2º Trimestre de 2022, apresentado na última quinta-feira (21) pela companhia. O FUT foi alcançado após a conclusão das paradas programadas de manutenção da Refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos (SP) e da Refinaria Duque de Caxias (REDUC), no Rio de Janeiro.
De acordo com a declaração da companhia, “esse desempenho permitiu maior rendimento de diesel, gasolina e QAV (querosene de aviação) no trimestre, aproveitando condições favoráveis de mercado, respeitando os requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos e considerando o foco na geração de valor”.
Além disso, a Petrobras informou que o volume de vendas de derivados no segundo trimestre teve aumento de 1% em comparação ao primeiro trimestre e o volume de produção de combustíveis foi 2,6% maior em relação ao mesmo período de 2021. “A produção de diesel S-10 no 2T22 ficou no mesmo patamar do 1T22, com uma participação de 55% sobre a produção de diesel total. Na comparação com o primeiro semestre de 2021, o rendimento foi maior em seis pontos percentuais, refletindo a orientação estratégica para aumento da participação de produtos mais limpos no perfil de produção da Petrobras”, apontou a estatal.
Outro dado relevante destacado no relatório revelou que os campos de petróleo do pré-sal responderam por 73% de toda a produção da Petrobras ao longo de todo o 2º Trimestre de 2022. Ou seja, deles foram extraídos 1,94 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed) entre abril e junho deste ano. Confira os dados completos do relatório, acessando a página da Petrobras.