Aumento da oferta de chips pode reduzir problema grave da indústria
Diversos setores foram impactados pela instabilidade econômica nacional e mundial. Com a indústria não é diferente. Fabricantes globais como Hyundai, ABB e Electrolux veem melhora na oferta de chips, o que reduzirá um problema grave desse mercado, afinal, a indústria está enfrentando inflação de matérias-primas e energia, além de taxas de juros crescentes que estão pesando sobre a demanda do consumidor.
De acordo com os representantes dessas empresas, a capacidade de produção dos fabricantes de chips está aumentando, enquanto a demanda de outros setores, como eletrônicos de consumo, parece menor, permitindo que mais chips fiquem disponíveis aos clientes industriais.
A Hyundai, por exemplo, divulgou que teve o melhor lucro trimestral em oito anos. Isso se deve pela melhora na oferta de microprocessadores, o que ajudou a companhia a retomar horas extras e turnos de fim de semana em fábricas na Coreia do Sul. Agora o objetivo é aumentar a produção de veículos no segundo semestre para atender a demanda.
Já a Electrolux sofreu com problemas na cadeia de suprimentos e impactos em seus negócios na América do Norte, descumprindo assim as previsões de resultado do segundo trimestre. Considerada a maior fabricante de eletrodomésticos da Europa, a Electrolux afirma que vai esperar que essas restrições na cadeia de fornecedores diminuam no segundo semestre, mas alertou para os riscos contínuos de interrupção relacionados a Covid-19 e a crise na Ucrânia.
No entanto, o presidente-executivo da Electrolux, Jonas Samuelson, reforçou que a situação do fornecimento, inclusive de chips, parece melhor para o terceiro e quarto trimestres em relação aos anteriores. Por fim, a ABB, uma das principais fornecedoras da indústria automotiva, também citou a melhora na oferta de semicondutores, apresentando expectativas otimistas . A empresa prevê um crescimento de receita de dois dígitos nos próximos três meses sobre um ano antes por conta da redução na escassez de componentes eletrônicos.