Fila da Oftalmologia é reduzida em 23% no SUS de Porto Alegre

Segundo dados divulgados pelo setor de transparência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve uma queda de 23,3% nas solicitações oftalmológicas ao SUS em Porto Alegre.

Em números, as 13 filas existentes para a especialidade acumulavam 27.557 solicitações em janeiro deste ano. Em junho, o número caiu para 21.129.

Uma das maiores filas relacionadas ao cuidado da visão, a da oftalmologia geral adulto, iniciou o ano com 12.114 pedidos e encerrou o mês de junho com 6.202 — uma queda expressiva de 48,8%.

O alívio nas solicitações se deu devido aos mutirões de consultas promovidos pela prefeitura, nos quais foram ofertadas 2 mil consultas extras por mês no Hospital da Restinga e mil no Hospital Vila Nova.

Triagem visual

Apesar do alívio na fila de algumas especialidades oftalmológicas, as solicitações para a triagem visual continuam no mesmo patamar desde janeiro, com mais de 8,5 mil atendimentos em espera.

Para contornar este cenário e diminuir a fila da triagem visual, a maior na Capital, Prefeitura firmou recentemente uma parceria para reduzir esta fila.

O SUS irá atuar junto a Fundação Leonística de Assistência Social para atender os cidadãos porto-alegrenses com consultas oftalmológicas e fornecimento de óculos de grau.

O objetivo da iniciativa é, até o fim de 2023, atender cerca de 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon (sistema de gerenciamento de consultas da SMS). Será oferecido, além do atendimento com médico especializado, um óculos para a correção de transtornos visuais.

Na última sexta (22), a SMS firmou mais uma parceria para ampliar o número de consultas pelo SUS, desta vez com a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul.

Unidade Móvel

Os atendimentos junto a Fundação Leonística de Assistência Social acontecem na unidade móvel do órgão, que estaciona em frente a unidades de saúde de Porto Alegre. Os atendimentos são em datas e horários específicos, previamente agendados pela SMS a pacientes que já estão aguardando o atendimento.

Um atendimento em junho e outro em julho já aconteceram. Após a realização da consulta, os pacientes escolhem o tipo de armação e recebem um comprovante para retirar o óculos em um prazo de 15 dias, no unidade de saúde onde o atendimento foi realizado.