Veja quais são as dúvidas dos moradores de Porto Alegre com a chegada do 5G

Com a iminente chegada do 5G a Porto Alegre, esperada para ser liberada até o fim deste mês, muitos gaúchos têm se perguntado sobre como será realizada a adesão à tecnologia.

Os interessados em utilizar a quinta geração de dados móveis devem, primeiramente, atentar-se ao modelo de celular: são 67 aparelhos compatíveis e homologados no país pela Anatel.

Outro detalhe importante é conferir com as operadoras que irão ofertar o serviço na Capital — Vivo, Claro e Tim — sobre os planos e chips que contemplarão o 5G no seu telefone.

Como verificar se meu celular é compatível com o 5G?

Na página oficial da Anatel, no site do Governo Federal, estão listados os 67 aparelhos compatíveis com a nova tecnologia no país e homologados pela Agência. Clique aqui para verificar se o seu faz parte da lista.

Através das abas, podem ser aplicados filtros como: modelo, fabricante, modo de operação, entre outros, que ajudam o usuário a encontrar seu modelo ou pesquisar antes de comprar um novo. 

O que as operadoras solicitarão para liberar o 5G ao usuário de Porto Alegre?

Vivo

A empresa diz que os clientes que possuem 4G já terão acesso ao 5G, sendo a conexão automática nas regiões com cobertura.

Para utilizar o 5G da Vivo, basta aos clientes da operadora ter um plano móvel e um dos aparelhos compatíveis com a nova tecnologia de dados. A companhia telefônica não informou sobre eventuais aumentos de custos do plano para a nova conexão em Porto Alegre.

Claro

Para utilizar o 5G da Claro, ou 5G+, como nomeado pela mesma, o cliente terá de trocar o chip e contratar um plano compatível com a nova tecnologia, além do telefone compatível com o 5G. Os custos dos planos para a Capital ainda não foram informados pela Claro.

Tim

Ainda não foi divulgado pela Tim as especificações sobre o 5G em Porto Alegre. Caso seja semelhante a Brasília, os clientes não precisarão trocar de chip e nem de plano para começar a usar o 5G, somente ter o celular compatível.

Na capital do país, a quinta geração de dados móveis será gratuita por 1 ano. Depois do período, o 5G deve custar R$20 a mais no plano contratado.