Instalação de novos pontos de ônibus em Porto Alegre está prevista para outubro

Porto Alegre começará a receber, a partir de outubro, a instalação de 1.507 novos e modernos abrigos para a espera dos ônibus nos pontos da Capital.

O novo mobiliário urbano será instalado pela concessionária Eletromídia, que também será responsável por cuidar da gestão e manutenção dos abrigos pelos próximos 20 anos.

Os novos modelos de parada disponibilizarão aos cidadãos painéis com horários, entradas USB, iluminação LED, maior proteção contra chuva, entre outras novidades.

Com o projeto, a prefeitura objetiva contribuir com a melhoria da cidade, visto que haverá um impacto significativo na paisagem urbana e na auto estima dos cidadãos, que terão acesso a um maior conforto ao utilizar o transporte público.

Fase de testes

No início de julho foi instalado um protótipo do novo abrigo em frente à sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na avenida Ipiranga.

A fase de testes durou 15 dias e coletou a opinião de usuários, bem como realizou vistorias técnicas para verificar a estruturação, funcionalidade e verificar o que precisa ser ajustado.

Após a finalização deste período foi definido o início da instalação da nova estrutura nos pontos de ônibus, que acontecerá a partir de outubro, segundo a prefeitura.

Maior conforto

Serão instalados dois modelos de abrigos nos pontos de ônibus: 57% na medida de 4 metros x 2 metros, com quatro assentos e tomadas USB e outros 43% na medida de 3 metros x 2 metros, com três assentos. 

Os novos abrigos irão fornecer um painel com informações sobre as linhas de ônibus que passam ali, além de demarcação de assentos para idosos, gestantes e obesos. Os espaços também contarão com lugar reservado aos cadeirantes e piso podotátil.

Além disso, em todos eles haverá a instalação de câmeras de monitoramento e uma iluminação em lâmpadas LED.

Contrato 

O projeto foi firmado por meio de contrato com a iniciativa privada. A companhia assinou o contrato no valor de R$29,38 milhões referentes à instalação dos novos abrigos.

Como contrapartida, ou seja, retorno pelo serviço, a Eletromídia receberá a exclusividade na exploração publicitária de mídia nos pontos de ônibus.

“Vamos oferecer tecnologia e usabilidade à população e às marcas que querem se conectar com essas pessoas, impactando positivamente e contribuindo para a melhoria da mobilidade na cidade”, diz Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.