Evento que simula desastres em Porto Alegre compromete fluxo de trânsito, veja quais ruas serão impactadas
O Exercício Simulado de Desastre coordenado pela Defesa Civil Municipal de Porto Alegre será realizado durante a tarde desta terça-feira e comprometerá o fluxo de trânsito no local. A ação ocorrerá no sentido centro-bairro na Avenida Ipiranga, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Borges de Medeiros.
Ainda não se sabe se será necessário o bloqueio total da via, a avaliação será feita no local, conforme divulgação da EPTC. Os motoristas serão orientados por funcionários que estarão no local do exercício.
Para as ações das simulações, vários cenários serão configurados para simular situações de perigo. As encenações serão feitas por voluntários da ONG Liga do Trauma, vinculada à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
“A ideia é testar todas as instituições envolvidas, para avaliar o preparo delas quanto ao atendimento e coordenação dos trabalhos”, explica o coronel da Defesa Civil da Capital, coronel Evaldo Rodrigues, ao GZH.
O exercício faz parte do Plano de Contingências de Proteção e Defesa Civil e a simulação colocará em prática o que foi aprovado no plano e uma nova simulação deve acontecer no final do ano.
“Essas ações servem para validar o plano, para averiguar como ele se encaixa em cada situação” complementa.
O Exercício Simulado de Desastre
O exercício faz parte do Plano de Contingências de Proteção e Defesa Civil, aprovado pelo decreto 21.553, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre do dia 23 de junho. O projeto determina ações em caso de emergências em caso de desastres no município.
Conforme divulgação da prefeitura “O simulado servirá para testar a ação de forças de segurança e resgate na gestão de crise e resposta a uma emergência, avaliando aspectos ligados à resposta a desastres, gerenciamento de crise, redução de risco de desastre, prevenção de acidentes, Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e ajuda humanitária em situações de crise”.