AACD de Porto Alegre completa 22 anos de ação, veja um pouco sobre essa história
Há 22 anos, uma unidade da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) chegava ao bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre.
A unidade, inaugurada em 2000, hoje atende crianças deficientes de 39 municípios da 1ª e 2ª Coordenadorias Regionais de Saúde do Rio Grande do Sul.
Apesar de ter enfrentado um período difícil durante a pandemia, onde houve uma queda de captação de recursos, a AACD retornou às atividades com um atendimento ainda mais humanizado.
Devido a isso, para o diretor administrativo das unidades, Cleo Danilo Jacques, o vigésimo segundo aniversário da AACD Porto Alegre não poderia ser menos importante. “Celebramos a recuperação e a mudança positiva na vida de todos os nossos pacientes”, completa.
Processo de reabilitação
Na AACD Porto Alegre as crianças deficientes têm acesso a atendimento médico e especialidades terapêuticas de todos os tipos, entre elas: fisioterapia, fisioterapia aquática, fonoaudiologia, musicoterapia, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e serviço social.
O acesso ao processo de reabilitação pode ser feito através do SUS, convênios e particular. A unidade coleciona mais de 2,2 milhões de assistências realizadas desde sua abertura.
Ao chegar na unidade, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, que irá identificar as atividades mais adequadas para o seu tratamento, de forma personalizada.
Com a maior oficina ortopédica do estado, chegou a marca de 100 mil produtos ortopédicos entregues a pacientes em 2021, uma necessidade da maioria das pessoas atendidas no centro.
Como se voluntariar?
O centro recebe voluntários para atuar em diversas áreas e fornecer suporte aos técnicos da oficina e da equipe multidisciplinar.
Para tornar-se um voluntário basta ser maior de 18 anos e preencher o formulário no site oficial da AACD, clicando aqui; ou entrar em contato através do e-mail [email protected].
Como fazer uma doação?
Grande parte dos recursos captados pela AACD são provenientes do SUS e de doações. Para ajudar, você pode fazer uma doação através do site da AACD. Para mais informações sobre as formas de doação e outros esclarecimentos, clique aqui.