Porto Alegre recebe o 5G puro nesta sexta, saiba como se preparar para essa novidade
O 5G “puro”começou a operar no início do mês em Brasília e Porto Alegre será a segunda capital do país a receber a tecnologia. A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, confirmou hoje (27) que Porto Alegre recebe o 5G partir de sexta-feira (29). Além da cidade, Belo Horizonte e João Pessoa também receberam a autorização.
Porto Alegre foi escolhida como a próxima capital a receber o sinal 5G devido ao preparo desburocratizado e facilitado do município. Conforme divulgação da Câmara de Poá, a Lei 838/2018, conhecida como a “Lei das antenas”, facilitou a instalação de antenas de celular na cidade.
O 5G deve começar a funcionar primeiro nas áreas mais populosas da cidade, tendo como prioridade o Centro Histórico, a orla do Guaíba e o aeroporto. Além das torres, há a possibilidade de instalação da tecnologia em placas de rua, relógios e paradas de ônibus.
Segundo o vereador Ramiro Rosário (PSDB) “Este é um bom exemplo de como a desburocratização facilita a vida das pessoas na prática. Fomos pioneiros na modernização das regras municipais que agora irão melhorar a prestação de serviços públicos e privados, aprimorando negócios e a geração de empregos”.
Autolicenciamento permite a desburocratização da instalação de antenas em Porto Alegre
A cidade passou a facilitar a instalação de torres na cidade com o processo de autolicenciamento, permitindo que os projetos sejam licenciados por autodeclaração. Assim, o processo que levava cerca de 180 dias a um ano, a partir de agora a licença é concedida em alguns minutos.
Isso levou a capital gaúcha a sair da 92ª posição no ranking de “Cidades Amigas da Internet” em 2016 para o 3º lugar geral em 2020 e o 1º entre as capitais, posições mantidas em 2021. “A nova lei reduziu drasticamente a burocracia, tirando a exigência de renovação anual da licença mediante a apresentação de uma série de documentos”, explica Ramiro.