Nova versão da carteira de identidade gera filas e atrasos durante o primeiro dia de emissão em Porto Alegre
Nesta terça (26), a população de Porto Alegre formou grandes filas para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A cidade é a primeira a adotar o novo modelo federal.
O local de emissão, o Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias, na Avenida Azenha, 255, já contava com centenas de pessoas no seu horário de abertura, às 8h.
Às 10h30, o departamento já havia entregado mais de 400 senhas, o que geralmente equivale ao total de um dia corriqueiro de trabalho.
A diretora substituta do Departamento de Identificação do IGP, Flávia Viana, informa que a população terá até 2032 para aderir a nova CIN, e pede para que evitem comparecer ao local nesta semana devido ao grande movimento em decorrência das férias escolares.
Quem pode emitir a nova Carteira de Identidade Nacional?
Neste primeiro momento, a emissão da CIN está disponível apenas para quem precisa fazer a primeira via e apresentar o número do CPF. Ainda não há data para a abertura de emissão da CIN como segunda via.
A emissão da primeira via está sendo realizada exclusivamente no Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (Av. Azenha, 255), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Os primeiros a terem acesso a novidade serão, em grande parte, as crianças. A primeira solicitação de Porto Alegre foi de Arthur Betat Thiago, de 10 anos.
Entrevistado pela Rádio Gaúcha, ele comemorou a marca junto a seu pai, que relatou ter chegado ao departamento às 6h15, quase duas horas antes da abertura do local.
O que muda?
A principal mudança na nova Carteira de Identidade Nacional é a padronização do CPF como número principal do documento, substituindo o registro geral (RG). A medida ajuda a combater fraudes, visto que hoje o RG é diferente em cada unidade federativa do país.
O novo documento terá a autenticidade checada por meio de QR Code, e deverá funcionar como documento em viagens para países do Mercosul, pois segue o padrão internacional.