5G deve ser liberado em diversos bairros de Porto Alegre nesta sexta; veja quais

A partir desta sexta-feira, 29, a tecnologia 5G foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e estará disponível em diversos bairros de Porto Alegre. A ação será feita em todos os bairros de forma gradual, até 2025, segundo o site de notícia Gauchazh, e, de acordo com as operadoras, conforme a necessidade dos clientes. 

O objetivo com o 5G (a quinta geração de rede de internet móvel) é fazer com que a velocidade para downloads e uploads seja muito maior e que sua cobertura seja mais ampla e mais estável comparada a geração anterior, o 4G, possibilitanto uma série de oportunidades de negócio e facilidades, como a conexão e controle de outros aparelhos IoT (Internet das Coisas), streaming de filmes etc.

Entre as operadoras que disponibilizam o 5G temos a Tim, a Claro e a Vivo. Vale lembrar que para ter a tecnologia é necessário um aparelho compatível. Segundo o site de notícias Gauchazh, a capital tem 143 mil pontos autorizados para a instalação de antenas do 5G.

Confira a seguir as operadoras que já começaram a fornecer a tecnologia: 

  • Claro: 

A operadora fornecerá a tecnologia 5G para 12 bairros de Porto Alegre: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza, Vila Assunção.

A Claro trabalha com a tecnologia 5G+ e para ter acesso é necessário ser cliente da operadora, ter um smartphone compatível e estar na área de cobertura. segundo o site de notícias Gauchazh:  “Clientes da operadora com plano ativo e aparelho compatível podem ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudança de contrato ou de chip”.

A tecnologia já está presente em 70% dos aparelhos vendidos pela operadora. Segundo o site da Claro, entre eles temos a família Galaxy 21 (S21, S21+ e S21 ultra), Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3, da Samsung, Moto EDGE 20, Moto G200 5G, Moto EDGE 30 PRO 5G, Moto EDGE 30, Moto G62 e Moto G82. 

  • Tim

Segundo a operadora, serão 33 bairros com antenas do 5G a partir desta sexta-feira: Independência, Santana, Centro, Santa Tereza, Santo Antônio, Jardim Lindoia, Menino Deus, Cristo Redentor, Navegantes, Bom Jesus, Rubem Berta, Itu Sabará, Sarandi, Vila Ipiranga, Nonoai, Moinhos de Vento, Passo D’Areia, Partenon, Cidade Baixa, Humaitá, Santa Maria Goretti, São Sebastião, Bela Vista, Auxiliadora, São Geraldo, Cavalhada, Cascata, Alto Petrópolis, Petrópolis, Boa Vista, Floresta, Praia de Belas e Protásio Alves. 

Não será necessário trocar o chip, mas o cliente deverá ter um smartphone compatível para poder usar o 5G. 

  • Vivo

Segundo a Vivo, os clientes com chip 4G já têm acesso ao serviço 5G. Nos locais onde haverá a cobertura a conexão será automática, logo, o ícone do 5G aparecerá na tela do aparelho. Ao todo são 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz. Para ter acesso à tecnologia basta ter um smartphone compatível e o plano móvel da operadora.

A operadora não informou os bairros que irão disponibilizar, entretanto é possível visualizar o mapa de cobertura disponível no site da operadora: https://www.vivo.com.br/para-voce/por-que-vivo/qualidade/cobertura