Receita Federal paga 3º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta; saiba se você recebe

Nesta sexta-feira, 29, a Receita Federal paga o 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022, relativo ao ano-base 2021. Nessa fase serão pagos R$ 6,3 bilhões a 5.242.668 de contribuinte, sendo contemplados ainda 5.134.337 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 3 de maio de 2022.

Do total, 9.461 contribuintes são idosos acima de 80 anos, 62.969 contribuintes estão entre 60 e 79 anos, 6.361 contribuintes têm com alguma deficiência física ou mental ou enfermidade grave e 29.540 são contribuintes que têm como maior fonte de renda  o magistério.

O pagamento da restituição será efetuado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. 

De acordo com a Receita Federal, a restituição terá 2,02% pela Selic, que é a taxa básica de juros, que está a 13,35% atualmente. segundo o site de notícias G1, de acordo com a regra do Imposto de Renda “o valor é atualizado pela taxa acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito”.

Confira as datas dos lotes de restituição:

  • 31 de maio
  • 30 de junho
  • 29 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

Para fazer a consulta é só acessar o site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br). O contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar Restituição”. Além do site, a consulta está disponível, no aplicativo “Meu Imposto de Renda”, para Android e IOS.

Para os que estão na lista ou que caíram na malha fina, ou seja,  que tiveram a sua declaração retida por causa de algum erro, poderá realizar uma consulta para verificar pendências que impeçam o pagamento da restituição. 

Para saber se está nessa situação basta acessar a página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC): https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login 

Vale lembrar que a restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores através do porta do Banco do Brasil (https://www.bb.com.br/irpf). Além disso, segundo a Agência Brasil, o contribuinte pode contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.