Caravana do SindBancários chega na Zona Norte de Porto Alegre, veja a programação

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região- SindBancários visitaram agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Itaú, Santander e Bradesco, da Zona Norte de Porto Alegre, nesta quinta-feira (28). A visita é uma forma de mobilizar a categoria a dar continuidade nas reivindicações efetuadas durante a paralisação. 

Entre as reivindicações, os servidores querem um  aumento real salarial de 5% acima da inflação, que fechou em 11,92% nos últimos 12 meses. Além disso, lutam pela fim do assédio moral e sexual nas agências e escritórios.

Banqueiros lucram bilhões enquanto servidores estão com salários defasados

O terceiro secretário-executivo do sindicato, Jailson Prodes, destacou a respeito do lucro bilionário dos banqueiros enquanto os servidores continuam com salários defasados com a justificativa da atual situação econômica no país.

“Estamos enfrentando um grande desafio, porque ao mesmo tempo em que lidamos com uma enorme inflação, os patrões estão alegando que ser banqueiro no Brasil é muito difícil e que a pandemia e o abalo econômico provocado pela guerra da Ucrânia no mercado financeiro são um empecilho para que possam dar a reposição integral da inflação no salário dos trabalhadores”, explica o diretor. “Isso é um discurso mentiroso, pois, se há um segmento patronal que pode atender às nossas demandas, é o sistema financeiro”, destacou Jailson ao lembrar do lucro recorde de R$ 107 bilhões obtidos pelos principais bancos em operação no Brasil, em 2021.

Os diretores começaram a caravana entre as agências bancárias na última terça-feira (26) nos escritórios de negócios e unidades de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. Na quinta-feira (28) foi a vez unidades do Centro de Porto Alegre. 

Durante as visitas, os dirigentes distribuíram exemplares do jornal O Bancário, que irá cobrir as negociações com edições especiais, conforme declarou a 2ª secretária-geral da entidade, Sílvia Chaves.