Parque Knijnik Porto Alegre: endereço e história do nome

O antigo sítio do engenheiro civil Gabriel Knijnik, atualmente conhecido como Parque Knijnik, é uma área de lazer com áreas verdes de Porto Alegre. Localizado no bairro Vila Nova, o espaço incorporado em 1997 conta com fauna e flora diversas, além de diferentes ambientes. O parque como funciona nos dias atuais foi inaugurado no dia 27 de outubro de 2004.

História

O Parque Knijnik foi doado em testamento por Gabriel, após este deixar por escrito seu desejo de que o local virasse um parque municipal. Uma placa em alusão ao ato foi disposta no local como símbolo de homenagem ao ex-proprietário.

Sobre o parque

Em sua área verde, o Parque Knijnik conta com diversas árvores, são pomares com árvores frutíferas – pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira -, eucaliptos e pinus.

Após passar por obras de urbanização, o local possui estruturas com sanitários, playground, churrasqueiras, quadras de futebol, cancha de bocha, estacionamentos e passeios especiais. Com um prédio para sede administrativa que conta com salas de uso diverso, o parque ainda conta com uma guarita para acesso à área e um mirante com vista para o Lago Guaíba, nele é possível vislumbrar o Morro do Osso e o Morro Teresópolis, o contraste entre a área rural e urbana da grande capital.

O Parque Knijnik, situado na Estrada Amapá, 2.300, possui uma área de 11,95 hectares.

Para entrar em contato com o parque é possível telefonar para a Unidade dos Parques Urbanos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SmSurb) através do telefone 3289-2241.

O público que deseja visitar e conhecer o local pode se deslocar até o parque utilizando a linha de ônibus 271-Amapá, da STS. O final desta linha fica em frente à entrada do parque. Para os motoristas que querem se dirigir em veículo próprio basta seguir pela Avenida Cavalhada até a Rua Vicente Monteggia.