Ventos de 200 km/h em Porto Alegre deixam nuvens em forma de cristal, veja como foi esse show no céu
Ventos de 200 km/h em Porto Alegre e várias regiões do Rio Grande do Sul formam no céu nuvens do tipo Cirrus durante o último domingo (31). As nuvens, bem comuns em todas as partes do mundo, são formadas de cristais de gelo na alta troposfera.
Os moradores da região sul contemplaram a vista espetacular de nuvens do tipo Cirrus que se formaram no céu do estado durante a manhã do domingo.
O que são as nuvens Cirrus
Conforme a Definição da nuvem Cirrus segundo o Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial a nuvem Cirrus são “Nuvens destacadas na forma de filamentos delicados brancos ou manchas brancas, ou faixas estreitas. Essas nuvens têm uma aparência fibrosa (como cabelos), ou um brilho sedoso, ou ambos.”
Esse tipo de nuvem forma-se entre 6 e 18 km de altura em região tropical, entre 5 e 13 km em região temperada e entre 3 e 8 km em região polar numa temperatura inferior a 0 C; por isso, são constituídas por microscópicos cristais de gelo.
Por formarem-se geralmente antes de uma frente fria, elas são conhecidas popularmente por antecederem mudanças trazendo de tempo mais frio e chuva; entretanto, nem sempre isso acontece, pois a previsão para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (1) é de tempo ensolarado.
Nuvens do tipo Cirrus na região sul do país
Uma corrente de ar de 200 km em alta altitude se estendia do Pacífico ao Atlântico. Cobria o Norte do Chile, o Norte da Argentina e o Sul do Brasil foi o motivo da formação deste tipo de nuvem ontem na região sul.
Conforme sondagem aérea realizada às 9h do domingo pela base aérea de Santa Maria, identificou ventos de mais de 200 km a 11.400 metros de altitude. Isso explica a formação das nuvens Cirrus no estado.