Estádio de Copa do Mundo virou condomínio em Porto Alegre
Um marco na história do Sport Club Internacional, o Estádio dos Eucaliptos foi de sede de partidas da Copa do Mundo a condomínio de luxo em Porto Alegre.
Preparado para receber partidas da Copa de 1950, o local conhecido como Estádio Ildo Meneghetti passou por uma reforma para receber o maior evento do futebol mundial. Para sediar os jogos o Estádio dos Eucaliptos passou por diversas mudanças, recebeu melhorias nos vestiários e no sistema de iluminação, além de um ajuste no campo para seguir o modelo Fifa, o gramado do local foi aumentado vindo a medir 108 metros de comprimento e 72 de largura.
Os sócios do Tricolor gaúcho, o Grêmio, tiveram acesso a 100 cadeiras do estádio colorado, para marcarem presença nas partidas entre México x Iugoslávia e México x Suíça, nos dias 28 de junho e 2 de julho, respectivamente. O público que fosse assistir os jogos pagava em cruzeiros pelo seu lugar diante do espetáculo, eram 100 cruzeiros cada cadeira, sócios do Inter pagavam 25, familiares de sócios 15 e colegiais 10.
Diferente das multidões de proporções incalculáveis que se reúnem do início ao fim nos jogos atuais, a concentração dos jogos da Copa era feita em um pacato ruído na Rua José de Alencar, na frente do atual Hospital Mãe de Deus, onde havia uma parada do bonde para os torcedores.
Atualmente, o barulho da torcida que por décadas marcou presença no estádio Colorado hoje dá lugar ao silêncio da vida urbana. Com a venda da construção feita pela diretoria do Inter em 2010 deu-se início ao processo de renovação da área, com a construção de um luxuoso condomínio.
O Grand Park Eucaliptos, situado no número 333 da Rua Dona Augusta, faz sua homenagem ao momento histórico da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul através de um memorial disposto no meio da praça do bairro Menino Deus. São fotos e trechos da história em torno de um dos maiores eventos do mundo que passou por Porto Alegre.