Obras no Mercado Público: segundo piso já tem data para reabrir

Com a liberação do segundo andar do Mercado Público, feita quase 10 anos após o incêndio no tradicional local de Porto Alegre, as bancas se preparam para receber seus lojistas de volta. 

A loja da Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária será a primeira a reabrir após a conclusão das obras do segundo piso. A inauguração do local está prevista para acontecer às 11 horas deste sábado (13). 

Durante oito anos a lojinha atendeu em um quiosque muito menor do que no qual voltará com seus produtos. Por conta do processo de troca das escadas rolantes, a loja da Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária também precisou desocupar o local em que estava, ficando sem banca desde 2021. 

As artesãs que integram o comércio comentam com alegria o retorno nas atividades no ponto original. 

Sueli Zander Lopes comentou que tinha dúvidas sobre a reabertura do local. Ao passarem por dificuldades financeiras, a associação ficou perto de ter que entregar o ponto, porém uma estratégia das artesãs assegurou o local. Sueli montou kits com os seus próprios trabalhos e de seus colegas para comercializar e arrecadar fundos para a reforma da banca. Segundo ela, foram conseguidos mais de mil reais e materiais para a pintura da lojinha. 

A lojinha da Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária expõe trabalhos de mais de 30 artesãos. Dentre os produtos disponíveis o consumidor pode encontrar bolsas, mantas, decoração feita em tricô, chaveiros, porta-chaves, camisetas e lembrancinhas gaúchas que remetem ao Rio Grande do Sul, Porto Alegre e ao próprio Mercado Público. 

Com o incêndio ocorrido no dia 6 de julho de 2013, cerca de 60% do pavimento do mercado foi destruído, requerendo uma obra que abrangesse troca de equipamentos e reforma da rede elétrica. 

A reforma de nove anos, que também contou com a construção de banheiros para conforto, segurança e acessibilidade do público que utiliza o espaço, foi resultado de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP), feito pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Multiplan. A reabertura do Mercado Público teve um investimento de aproximadamente R$9,4 milhões.