5G: Porto Alegre já possui 111 antenas com a nova tecnologia

A rápida expansão do 5G fez com que a nova tecnologia de internet móvel já seja utilizada em cinco capitais do Brasil. 

As operadoras interessadas na tecnologia instalaram mais antenas do que o exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações, segundo balanço divulgado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante o Seminário 5G.

Em Porto Alegre, 111 antenas com tecnologia 5G já foram instaladas. 

No evento organizado pela própria pasta da comunicação, os números apresentados foram positivos. De acordo com o ministro, “As operadoras estão indo muito além (na instalação de antenas) do que foi obrigatório no leilão das frequências”. 

São Paulo possui 1,5 mil antenas instaladas ou em fase de instalação. O previsto era que a cidade recebesse aproximadamente 370 antenas até o fim do ano. “Para cobrir São Paulo inteira serão necessárias 3,2 mil antenas. Então, só neste ano teremos metade de São Paulo conectada”, apontou Fábio. 

Em outras capitais onde o 5G está funcionando o cenário é semelhante, em Brasília eram esperadas 93 antenas, mas foram instaladas 333. Em Belo Horizonte o número estimado era de 78, enquanto a cidade já conta com 158. 

Para José Félix, presidente da Claro Brasil, a adesão ao 5G ultrapassa as expectativas. “A difusão do 5G no Brasil, através do esforço dos operadores, tem sido acima da expectativa […] Isso faz crer que vai se atingir todas as metas (de cobertura) antes de 2029 se seguir nesse ritmo, que eu espero que aconteça”, comentou. 

Com a rápida difusão do 5G, é esperado que as vendas de aparelhos que operem com a nova rede ultrapasse os números atuais dos dispositivos 4G.

Segundo o presidente da Ericsson na América Latina, Rodrigo Diestmman, o número de vendas dos dispositivos capazes de se conectar à internet móvel de última geração já tiveram um aumento considerável. “Estamos preparados para vender mais 5G do que 4G a partir de 2023. Hoje, o 5G já representa 25% das nossas vendas”, afirmou.