Programa sobre empreendedorismo feminino terá palestra on-line gratuita nesta quinta
O Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre realizará, nesta quinta-feira (18), uma palestra online e gratuita abordando a importância de considerar aspectos pessoais e profissionais na jornada da mulher.
O 2º Talk do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre será transmitido através do canal do YouTube do Sebrae RS. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A palestra será apresentada pela, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), educadora, escritora e terapeuta, com vários livros e artigos publicados. Lúcia Torres e Marina Ventura, que é mentora de autoconhecimento, além de terapeuta e professora. Ambas as palestrantes possuem experiência com cursos e conversas sobre o meio feminino. Marina já ministrou cursos de transformação e desenvolvimento pessoal e Lúcia é mentora e facilitadora de círculos femininos desde 1994.
De acordo com a pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), as mulheres lideram apenas 33% dos negócios que foram analisados. Entretanto, a pesquisa mostrou que 48% das mulheres empreendedoras saíram de relacionamentos abusivos e violentos através do empreendedorismo e da independência de ter o próprio negócio. Segundo a secretária municipal da Educação, Sônia Sônia Maria Oliveira da Rosa, iniciativas como esta ressaltam a importância do tema e mudam a vida das mulheres. “Movimentos como o do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre promovem uma consciência coletiva, na qual toda menina ou mulher toma para si o poder sobre suas decisões e se posiciona diante dos objetivos que almeja. Com isso, vence desafios, impactando na equidade de todas as ordens”, apontou.
O secretário municipal da Inovação, Luis Carlos Pinto da Silva Filho, também ressaltou a relevância destas iniciativas para trazer inovação a Porto Alegre. “Ao longo das nossas experiências com o Programa, estamos aprendendo sobre como podemos atuar de forma mais efetiva para gerar políticas que impactem positivamente as empreendedoras de Porto Alegre”, disse.