Pop Center: camelódromo de Porto Alegre se torna membro do Pacto Global da ONU
O Pop Center, tradicional camelódromo de Porto Alegre, passou a ser membro do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações para o enfrentamento de desafios da sociedade entre empresas.
A administração do Pop Center precisou se encaixar em 10 princípios universais na área de direitos humanos, trabalho e anticorrupção para poder fazer parte do pacto.
Entre as ações propostas pelo camelódromo estão a coleta de lixo seletivo, instalação de placas de energia solar e parceria com trabalhadores irregulares que comercializam mercadorias na rua.
Segundo a diretora do Pop Center, Elaine Deboni, os vendedores ambulantes acreditavam que o trabalho na rua lhes trazia a liberdade que não teriam em uma loja. A equipe do camelódromo resolveu, então, promover uma capacitação por meio de cursos e palestras para que estes lojistas pudessem entender a mudança de vida que poderiam ter.
Com a inclusão no Pacto Global, o camelódromo poderá expor o logo da ONU em sua fachada, o que deve ocorrer após emissão da autorização do órgão ainda na próxima semana.
Inaugurado em 2009, o Pop Center é uma parceria público-privada com a Prefeitura de Porto Alegre. Atualmente possui mais de 800 lojas, sendo que 700 delas estão ocupadas.
Para alugar um dos espaços, o lojista deve investir cerca de R$241,80, valor inicial de um espaço.
O local pode ser utilizado por 25 anos pela iniciativa privada desde a assinatura do contrato.
O Pop Center de Porto Alegre está localizado na Avenida Júlio De Castilhos, 235, Centro Histórico.