Olimpíada Brasileira de Robótica: alunos de São Leopoldo são classificados para a fase nacional

Alunos do Colégio Sinodal de São Leopoldo na Região Metropolitana de Porto Alegre, participarão da final da Olimpíada Brasileira de Robótica, o maior evento de robótica da América Latina. A equipe Gewinner competirá pela medalha de ouro com outros estudantes do país. 

Lucas Fischer, Theodoro Friedrich, Arthur Pesi e Arthur Andrade, todos do 2º ano do Ensino Médio, criaram um robô que simula um resgate feito durante desastres ambientais, tema recorrente da Olimpíada. A sugestão do ano do evento que acontece desde 2007 é avalanche de neve.

Utilizando legos e outras peças feitas no laboratório de tecnologia da instituição, o grupo construiu uma estrutura de 20 centímetros de altura e cerca de 3kg. O robô autônomo se locomove por sensores e não precisa de comandos. Suas garras possuem estofado nas extremidades para facilitar a captura das bolinhas de isopor, utilizadas na pista como representação de seres humanos que devem ser retirados da nevasca. 

A equipe Gewinner, que em alemão significa vencedores, ocuparam o primeiro lugar na etapa estadual de nível 2, ocasião em que disputaram com diversas equipes do estado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico.

De acordo com o professor Jorge Jardim, autor de oficinas de robótica na instituição, o conhecimento em programação não apenas acrescenta no currículo dos jovens, mas também ensina sobre trabalho em equipe. 

O Colégio Sinodal já possui histórico de destaque nas fases regionais da competição. Desde  2018 o colégio intercala entre a 1° ou a 2° posições, garantindo a classificação para a final.

Entre os dias 17 e 22 de outubro, os jovens de São Leopoldo podem brilhar entre todas as equipes do Brasil no evento realizado em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. 

O Sinodal já venceu por três vezes o terceiro lugar do nível nacional da competição. As medalhas de bronze desta conquista estão penduradas no laboratório de tecnologia da instituição.