Projeto em Uruguaiana oferece aulas de tênis para crianças e adolescentes
Um projeto realizado por voluntários oferece aulas gratuitas para mais de cem crianças e adolescentes de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O antigo Sacando Para a Vida, hoje chamado de Ace do Futuro, começou em 2015 com o esforço de apenas um voluntário que buscava ajudar jovens em situação de vulnerabilidade através do esporte.
Estudantes de todas as redes de ensino como Rihana Marques de Ávila e Isabele Caroline Soares Grippa, ambas de 12 anos, participam do projeto. “A minha família inteira é de esportistas. Minha mãe é professora de paddle, meu pai fez esporte aéreo, minha irmã jogou basquete. Eu já passei por muita coisa de esporte, mas o tênis é a minha paixão e eu não trocaria ele por nada. Conheci muita gente boa aqui”, disse Rihana em entrevista à GZH.
Alunos de projeto social ganham troféus no RS
Os alunos do projeto já ostentam diversos troféus conquistados em torneios que participaram. Os jovens tenistas já foram a cidades como Santa Maria, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Gramado e Carazinho. “As viagens, os equipamentos, é tudo realmente bem caro, porque há muito tempo o tênis é conhecido como um esporte de classe alta, que só ricos jogam. Por isso os projetos sociais são tão importantes, porque eles mostram que todo mundo de todas as realidades pode jogar”, ressalta a jovem tenista.
Junior Motta, idealizador do projeto, conta que teve sua vida transformada pelos esportes. Com cerca de seis anos era goleiro de tênis em um clube de Uruguaiana e atuava buscando as bolinhas usadas pelos que frequentavam o local. Motta também começou uma carreira no futebol, tendo parado em decorrência de um problema no joelho.
Em 2015 começou a oferecer aulas de tênis para crianças vulneráveis e foi recebido pelo interesse imediato dos jovens. Hoje é Vinícius Soares de Oliveira, ex-aluno de Junior, quem dá aulas às crianças de Uruguaiana.