Primeiro Centro de Dados HyperEdge da Scala deve ser inaugurado em POA no próximo ano

A plataforma latino-americana Scala Data Centers construiu seu primeiro site em Porto Alegre. Parte da família HyperEdge, a nova projeção da empresa contará com uma configuração desenvolvida para atender a conexão de computação distribuída.

O HyperEdge possui 7,2MW de capacidade customizada e dedicada para clientes hyperscale. O data center é o único do tipo na região e está previsto para operar no segundo trimestre de 2023 com dois grandes provedores de nuvem e conteúdo como clientes. 

Estrategicamente instalado em uma região de alta densidade populacional e relevante para a atividade econômica da Capital, o data center ficará próximo a pontos de captação de dados, otimizando o processamento computacional de serviços que requerem baixa latência. Dentre estes estão aplicações como o Metaverso, Internet das Coisas – IoT, Telemedicina, carros autônomos, entre outros, cuja implementação será acelerada pelo 5G.

A construção do novo centro de dados contará com um investimento de R$250 milhões. 

Segundo Marcos Peigo, CEO da Scala Data Centers, as estruturas planejadas devem explorar o potencial do 5G. “Estamos criando a infraestrutura necessária para o ecossistema de aplicações explorar o potencial do 5G. Seguimos construindo os grandes campi que abrigam o core de transações para nossos clientes e agora, conforme a maturidade das aplicações avança em direção ao Processamento de Dados próximo aos usuários, estamos construindo também data centers HyperEdge, conectando novos data centers regionais”, afirma. 

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o investimento se alinha com as estratégias de transformação pensadas para a Capital. “Porto Alegre é uma cidade amiga do empreendedor, que agora recebe de braços abertos a operação da Scala Data Centers. Um investimento que corrobora com a vocação para a inovação e com a estratégia de transformação do Quarto Distrito que a gestão está tirando do papel com o plano diretor para a região”, reforça.