Simpósio Estadual do Varejo: evento reúne cerca de 300 lojistas e líderes em Caxias

O Simpósio Estadual do Varejo reuniu cerca de 300 lojistas e líderes em Caxias do Sul nessa terça-feira (18). Na ocasião foram discutidos temas como tecnologia e inovação, além da influência das mídias sociais. 

Segundo Rossano Boff, presidente do Sindilojas, o processo de entrada no meio digital, até para os negócios mais tradicionais, foi acelerado pela pandemia. “É um processo que se acelerou pela pandemia. É uma necessidade aprender a comunicação pelas mídias sociais. O consumidor procura pelo virtual, pois assim ele ganha tempo. E o seu produto chega mais longe. Buscamos projetos, tecnologias e palestrantes para o lojista se identificar e fazer uso dessas ferramentas sem sustos. Uma mensagem que chegue de forma suave e, aos poucos, possa ser usada conforme a cultura da sua empresa”, comentou.

Fernanda Tochetto, autora do livro Destrave Sua Vida, Saia do Rascunho, falou sobre a importância de envolver as pessoas nas estratégias pensadas pela empresa. “Por trás de todos os negócios, temos pessoas, e pessoas precisam de pessoas. É necessário o olhar e cuidado com o emocional, com a performance, com a gestão de carreira de quem está atrás do teu negócio. É extremamente importante se atentar à tecnologia, mas não esquecer quem está por trás dela. Essas pessoas têm sentimentos, têm família e têm desafios. O maior desafio está em ajudar as pessoas a buscarem a saúde mental, o seu equilíbrio, para conseguirem ir pro seu trabalho fazer o que tem que ser feito. A mensagem que quero passar hoje é que não se esqueça que por trás de todas as mudanças, por trás da tecnologia, existe um ser humano, uma família e alguém que precisa ser estudado, ser desafiado a olhar para sua performance e para gestão da sua carreira”, disse. 

Simpósio de varejo trata sobre a utilização de vídeos nas redes sociais

O criador do conceito de FastVideos, Elifas de Vargas, também esteve no palco comentando sobre a produção de vídeos rápidos e versáteis e os seus benefícios para os negócios. “Hoje, mais de 70% das pessoas procuram no Instagram sobre um produto. Não é mais o Google. Precisamos seguir as mudanças de comportamento. Precisamos estar ligados nas oportunidades. Mesmo impulsionando errado, há resultados. O problema é não estar nas mídias sociais. Se tem a opção de patrocinar, use. Nunca foi tão barato (alcançar tantas pessoas)”, explicou.